Nós não somos seres pensantes que sentem, nós somos seres sentimentais que pensam.
Tragédia, problemas, tristeza, inferno astral, afundado, atormentado. Algumas palavras que descrevem certos tipos de sentimentos comuns.
Há, hoje em dia, pouca tolerância para o que é profundamente pessoal, biologicamente parte do que somos: nossas emoções. Se você cresceu em um ambiente onde a emoção era desencorajada ou pouco tolerada, você provavelmente tenha desenvolvido um relacionamento negativo com seus sentimentos.
Você pode ver sentimentos como sinal de fraqueza. Você esconde-os de si e dos outros, esconde mesmo daquelas pessoas que parecem se importar com você. Para você, compartilhar sentimentos parece ilógico. Parece, as vezes, que você não tem ideia do que está sentindo ou do porquê, pois enterrou profundamente suas emoções.
Por que nós criamos as emoções, afinal? Para algumas pessoas, emoções parecem um peso a ser carregado. Não seria melhor não ter emoções? Não sentir-se triste quando em conflito com um amigo? Desconfortável quando alguém nos coloca em perigo no trânsito ou ansioso antes de uma entrevista de emprego? Aparentemente, seria melhor se não tivéssemos. Mas a realidade, é que se não houvessem essas emoções a vida não seria melhor pois a vida é sustentada nos sentimentos.
Emoções são necessárias para sobrevivência, ela nos dizem sobre perigo, dor, quando sair ou quando ficar, quando lutar e o que realmente vale a pena ser defendido. Emoções são as formas de comunicação do nosso corpo. Eis alguns exemplos de propósitos de algumas emoções.
Medo - autopreservação
Raiva - proteção
Amor - cuidado
Paixão - criação, invenção
Dor - correção
Tristeza - perda de algo importante
Compaixão - compartilhar
Desgosto - evitar algo
Curiosidade - explorar
Para cada emoção há um propósito. São ferramentas úteis para que nos adaptamos, sobrevivemos ao meio em que vivemos. Algumas pessoas aprenderam a apagar, esconder e negligências as próprias emoções, algumas vezes ensinadas a sentir vergonha de suas funções biológicas. Como eles não ouvem sua própria voz, eles operam em desvantagem do resto. A realidade é que evitar emoções torna você mais vulnerável e menos produtivo, e você, inclusive, aproveita menos a vida.
Emoções fazem mais do que nos permitir fazer coisas. Elas alimentam as conexões humanas que dão a sensação de profundidade na vida, a riqueza que faz valer a pena, o comum sentido da vida. Essas conexões são as que preenchem o vazio existencial de muitos.
Se vocÊ utilizou toda a vida tentando negar suas respostas emocionais naturais, você pode sentir-se desconectado e vazio. As pessoas que amam você pensam que está distante, sozinho ou mesmo arrogante. Você pode sentir-se irritado ou raivoso mais frequentemente que gostaria.
Comentários
Postar um comentário