Pular para o conteúdo principal

Não busque saber tudo.

Quem quer conhecer mais para reforçar-se psicologicamente, não busque conhecer tanto.

Não há maior ilusão que o pretender descobrir o segredo último das coisas. Ta segredo não existe, malgrado as pseudoprovas e superficialidades impostas como verdades absolutas pela ciência, religião e filosofia.

Este absurdo desejo de pretender aprisionar a verdade, o fato, em si, traduz-se apenas como extravio e desgaste de vitalidade e saúde.

Assim, morre-se em vida. E depois põe-se a culpa em agentes externos e materiais - que em realidade nosso pensamento engendra previamente - pelas doenças aparentemente físicas e mentais que nos afligem e nos aniquilam.

Mas abandonar as escolas achando que só assim seremos livres é inútil. Sermos livres é um estado de tranquilidade mental. É uma condição natural e intrínseca a cada um de nós que fica ofuscada pela ignorância do ego-pensamento e consequentes desejos.

Sermos livres é um estado de vigilância impessoal e espontaneidade: impedir que as trevas pensadas aumentem e se densificam. Podemos ser perfeitamente livres mesmos presos em uma cadeia. Qual o pior castigo em uma cadeia? A solitária. Preso com sua própria consciência. Preso contigo mesmo. E podemos ser livres mesmo entre o aparente cumprimento das obrigações escolares em que, por força das circunstâncias, somos obrigados a memorizar ásperos e maçantes compêndios didáticos.

Quem estuda e não acumula mentalmente sempre sabe. Quem estuda e acumula para conhecer se especializa e morre.

Sermos livres não significa dizer "sim" ou "não" ao professor. Sermos livres é ouvir tudo, sem apegar-se a nada. Significa ouvir não apenas o educador que tenta informar, mas também saber escutar todos os sons e ruídos de todas as coisas e seres, por mais insignificantes que pareçam ser.

Diante da exposição dogmática, melhor seria dizer à nós mesmos: ué, vá lá que seja. Mais duvidando que aceitando. Crenças formadas e radicalismos extremos não conduzem a lugar nenhum.

O segredo, que não é segredo, é apenas compreender por compreender. Quem compreende, compreende e basta. Aperceber-se das limitações é a verdadeira liberdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Considerando a Hipótese de Descartabilidade Masculina"

escrito por  Maria Kouloglou Em sua análise “Mulheres e Genocídio em Ruanda”, o ex-político ruandês Aloysia Inyumba declarou que “o genocídio em Ruanda é uma tragédia de longo alcance que tem afetado particularmente as mulheres.  Elas agora compreendem 70% da população, já que o genocídio exterminou principalmente a população masculina ”. Em um  discurso de  1998  proferido antes de uma conferência sobre violência doméstica em El Salvador, a ex-senadora e secretária de Estado Hillary Clinton disse que “as mulheres sempre foram as principais vítimas da guerra.  As mulheres perdem seus maridos, seus pais e seus filhos em combate ”. Estas declarações são ilustrativas de uma tendência mais ampla de “descartabilidade masculina”. O que é a descartabilidade masculina? A “descartabilidade masculina” descreve a tendência de se preocupar menos com a segurança e o bem-estar dos homens do que das mulheres.  Esta noite parece surpreendente, dada...

A (in)segurança do TSE e a ligação das urnas SMARTMATIC e DIEBOLD .

As urnas da Smartmatic-Engetec não foram empregadas nas eleições das últimas décadas, esse é um engano popularizado na internet. Ao que consta no Diário Oficial da União do dia 23 do 12 de 2015, a PROCOMP-DIEBOLD foi ganhadora do processo licitatório , firmando contrato de 351 milhões de reais com o Estado Brasileiro através do TSE para o fornecimento de 150 mil urnas eletrônicas a serem construídas, incluindo aí o desenvolvimento do hardware e do software. Essa licitação foi feita enquanto a Lava Jato tomava impulso, no ano de 2015, e assinada pela então Diretora Geral do TSE Leda Marlene Bandeira, sob a então recente presidência do órgão por Dias Toffoli, visto aqui desviando do apontamento da entrevistadora Joice Hasselmann da utilização da empresa da Venezuelana , e aqui afirmando não ter dúvidas de que o sistema do TSE é mais seguro que as defesas da NASA e do Pentágono . Leda Marlene Bandeira, a então diretora do TSE, foi chefe de gabinete e secretária-geral do STF durante a pr...

Tradução: Robert Sapolsky, de Stanford, sobre a depressão nos EUA (palestra completa)

O professor de Stanford, Robert Sapolsky,  mergulha no aspecto biológico e psicológico da "doença mais prejudicial".  Abaixo está a transcrição completa. Vídeo do youtube: Robert Sapolsky - Neuroendocrinologista OK.  Existem todos os tipos de doenças interessantes e muitas delas são bastante exóticas.  Você tem  síndrome do homem elefante .  E você tem  Progeria  , que é uma doença onde você basicamente morre de velhice quando tem cerca de 10 anos de idade.  E então você tem canibais comendo cérebros e recebendo  doenças por  prions  .  E esses são muito empolgantes e são ótimos, e ótimos artigos sobre doenças e coisas assim. Oh não, ok, venha para a frente.  Há muito espaço aqui em cima.  Eu vejo mais alguns lugares aqui. Portanto, existem todos esses tipos de grandes feitos para doenças de filmes de TV lá fora.  Mas quando você quer chegar à carne básica e às batatas da miséria médica humana, n...