Se você foi criado por pais permissivos, as chances são excelentes de que você não sabe.
Por quê? Porque pais permissivos são frequentemente amáveis. E são, frequentemente, percebidos como ideais por seus filhos quando estes já estão crescidos.
Paternidade permissiva é um tipo de camuflagem. É um caso de paternidade inadequada disfarçada de adequada, país que evitam conflito disfarçados de queridos.
Não que pais permissivos propositalmente disfarçam-se. Pelo contrário. De fato, é o contrário, a maioria dos pais permissivos realmente amam seus filhos e querem fazer o melhor para eles. Porém eles, inadvertidamente, falham com suas crianças em uma forma muito importante.
Isso são pais permissivos:
É o tipo "don't worry, be happy". É o tipo de pai que evita conflito com a criança. Eles se vêem mais como amigos do que pais. Eles consultam a criança para decisões que eles deveriam tomar sozinhos. Eles não providenciam a estrutura suficiente para a criança, ou impõem consequências quando apropriadas.
A psicóloga Diana Baumrind foi a primeira a descrever o pai permissivo, em 1966. Isto é o que ela pensa sobre:
"Ela (pessoa, mãe/pai) se apresenta à criança como um recurso que pode ser usado como a criança quiser, não como um ideal para que a criança emule, nem como um agente ativo responsável por moldar ou alterar seu comportamento presente e futuro. Ela (pessoa, pai/mãe) permite que a criança regule suas próprias atividades o quanto for possível, evitar o exercício do controle e não encoraja para que a criança obedeça padrões definidos externamente."
Se você não foi criado por pais permissivos, enquanto lê isso provavelmente sentirá inveja da criança que foi. Afinal, qual criança não adoraria ser livre de responsabilidades e consequências?
Mas esse tipo de liberdade tem um lado negro. De fato, aqueles criados por pais permissivos encarar diferentes desafios quando adultos.
Estes são os 5 desafios especiais para adultos filhos de pais permissivos:
1. Dificuldades com autodisciplina: Não nascemos com autodisciplina. Nós aprendemos ela através da internalização da estrutura que nossos pais nos oferecem durante o processo de crescimento. Se o seus pais não reforçaram uma estrutura de regras e limites durante o crescimento, você provavelmente vai ter mais dificuldade em lidar com isso como adulto. Consequentemente, exercitar-se, fazer refeições saudáveis, dormir razoavelmente, acordar no horário, e outros aspectos do autocontrole serão mais difíceis se você não aprendeu bem enquanto criança.
2. Gerenciamento de emoções: Ao não desafiar a criança suficientemente, pais permissivos inadvertidamente perdem muitas oportunidades de ensinar seus filhos sobre como gerenciar emoções. Quando os pais dizem "não" e a criança chora, é um momento valioso de aprendizado. Assim como autodisciplina, se você não recebe essas lições emocionais terá dificuldades mais tarde na vida para gerenciar seus sentimentos.
3. Tolerância em conflitos: Muitas famílias permissivas são precárias em um ponto chave da vida: conflitos. Conflitos são partes necessárias em relacionamentos, negócios, amizades, casamentos... Quanto melhor você for em controlar raiva e desacordos, melhor lidará com a vida. Ao crescer em um ambiente familiar que evita conflitos, não têm as oportunidades para aprender essas habilidades.
4. Perseverança e motivação para tarefas que são difíceis ou chatas: Quando a criança de pais permissivos se entedia, os pais dizem "tá bom, querida". Quando a criança tem dificuldade com algo difícil, os pais dizem "tá bom, querida". A criança, quando adulta, vai encarar algo difícil ou chato e dirá para si mesma, "tá bom" e partir para algo diferente e mais fácil.
5. Autoculpa (releia o título do artigo): O que o adulto filho de pais permissivos diz para si mesmo é, frequentemente, são coisas muito parecidas com "sou fraco, não tenho poder de vontade, não quero mudar as coisas, não quero irritar ninguém, sou preguiçoso" e o que embasa todos "minha infância foi perfeita, tive pais perfeitos, então porque tenho tantas dificuldades?"
No fundo, o adulto filho de pais permissivos sente-se falho e sem explicações para suas dificuldades, ele assume portanto que algo de errado com ele.
Felizmente, há uma saída disso. Reconheça a fonte de suas complicação. Reconheça que não há culpa em seus pais, pois provavelmente eles pensavam que ao tratá-lo(a) desta forma estariam demonstrando amor e carinho por tentar não te irritar ou configurar limites. Eles apenas queriam uma criança feliz. Eles não tinham ideia de que estariam negligenciado você emocionalmente.
Entenda que todas estas habilidades são possíveis de serem aprendidas a qualquer momento, e nunca é tarde.
Se você leu isto e pensa que pode ser um pai permissivo você mesmo, não se desespere. Não é sua culpa. Todos nós criamos nossas crianças da forma como fomos criados, a não ser que consciente consigamos superar isto. E você pode!
Comentários
Postar um comentário