Pular para o conteúdo principal

Sobre a cultura e o entendimento de Deus.

Pergunte ao homem dirigindo o Fusca o que ele é, e ele te responde "eu sou um Fusca". Pergunte ao homem pilotando um Boeing e ele responde "eu sou um Boeing".

Vivemos em uma réplica ruim do mundo real.

A mente não se satisfaz, só o corpo.  Você vai na loja e compra um chocolate. Come rápido. Não se satisfaz, volta e compra outro. Come de novo. Ué, porque não sente nada?

Pois o espírito não se satisfaz. É como lavar um carro, colocar gasolina, e não alimentar o motorista. O carro de nada serve. Ou polir uma jaula, deixá-la limpa, sem alimentar o pássaro. Toda beleza da jaula é perdida.

Podes satisfazer a língua, os olhos, a pele, é só a jaula, só o carro, não és tu.

Então não importa o quanto queres servir este corpo. Este corpo só te pagará de uma forma: morte. O corpo mal sabe o que é satisfação.

Precisamos alimentar a alma dentro do corpo, para alcançar o espírito. Pois a comida da alma é a conexão à super alma. Atmã, paramatma. Satisfazer a alma é o passo para a super alma, ou espírito.

Não quer dizer parar de comer chocolate. Mas se focarmos só nisso não alcançaremos felicidade. Precisas identificar os ingredientes do corpo.

Tens o corpo grosso, feito de matéria grossa, os cinco elementos. E tens o corpo sutil, a mente, a inteligência, o ego. Mais sutil, menos material. A mente, mente sutil, não se satisfaz com matéria grossa. A mente é capciosa, ela ama, deseja, com intensidade. A mente sempre muda, mutante. Vais ao shopping , vê uma roupa e pensa "oh meu deus", não é deus, é uma roupa. Vais e olha mais de perto, experimenta, olha no espelho e vê estrelas, “meu deus, estou tão bem”. Quinhentos reais, cartão de crédito, vai. Chega em casa com aquele pacote meio estranho, mas abre e veste a roupa. Já não parece tão bom. Ou vai e mostra à outro e ele não reage como esperava. Ou vai ao público e vê outros com a mesma vestimenta, toda felicidade se foi. E de repente desejas é tirar logo aquela roupa.

Essa é a mente. Ela não se satisfaz. A inteligência precisa discriminar entre buddhi, iluminação, estar iluminado de conhecimento, pois se não usamos isso em tópicos espirituais, sempre farás críticas a ti e ao resto, pois entrarás em tanta análise que olharás ao espelho e, não importa o quão bonito sejas, vais pensar "meu nariz precisa ser diferente, meu cabelo precisa mudar", ficarás buscando sempre a mudança, o errado, o ruim. Por isso gastam tanto mudando o corpo, os seres modernos. Sabe como mudar o teu nariz?  Nasces com um nariz, um nariz suave, preciso, necessário, o que precisas, mas diz "não gosto disto, seria melhor de tal forma" e aí pagas para te sedarem, cortarem, martelarem, pregarem novamente, sofrer. Pois a mente não se satisfaz com nada grosseiro, com nada tão agressivo. Tudo parece normal para ela.

Aí sangras, dói, desmaia. Qualquer agressão que fizeres ao corpo pagarás no futuro. O corpo não é teu, Não modificas um apartamento alugado sem autorização do dono. O corpo não é teu.

Se queres viver apenas pelo visual, apenas por um dos sensos, não precisas da forma humana, não precisas ser humano. Tudo isso pois não usas a inteligência para algo maior, apenas analisa defeitos, o que pensas ser o mundo.

---

Somos parte de Deus por isso somos eternos. Porque Deus seria velho? Ninguém quer ser velho. Na tradição ocidental moderna Deus é velho, e sente dor nas costas pois passa o dia sentado num trono olhando para baixo. Que Deus é este?

Jesus disse aos discípulos “tenho muito mais a dizer mas não tens ouvidos para ouvir”. Eram pessoas simples, e ele tinha apenas três anos para falar, os padres que eram para ser a classe superior, estavam contra ele. Fariseus.

Na Índia as classes mais altas estavam desesperadas por aprender. Não é o caso de hoje. Vamos colocar religião fora disso. Use apenas inteligência e mente lógica, se Deus é o ser supremo, ele é o que tem mais beleza, subjetivamente.

O que mais desejas em outra pessoa? Graça? Ele é o mais engraçado. Gosta de bananas, mamão? Pensa que ele gosta? Ou não come por causa da barba grande e da túnica? Não, Deus é o maior apreciador, ele aprecia muito mais que nós, é isso que quer dizer, do contrário qual o uso de ser Deus? Quer mamão? Não, obrigado, não posso sujar minha túnica, meus dentes já estão meio velhos. Que tipo de conceito é este? Não há religião quando se entende Deus, é tudo superficial.

Então precisamos nos tornar mais sérios sobre o entendimento de Deus. Queres ser rico? Queres ser o mais rico do mundo? Seja honesto, até mesmo que queiras fazer caridade precisas ser rico. Agora, Deus é o mais rico, ele é dono de tudo, de todos.

Se Deus é o mais rico ele é dono dos planetas, dos universos. Krishna diz no bhagavad gita, “eu sou a fonte de todos mundos materiais e universais, tudo vem de mim”. Qualquer um pode dizer isso, mas precisas provar, então Arjuna diz "dizes que tudo emana de ti, pode me mostrar como isso funciona?".  Krishna diz "tu, com estes olhos, não enxerga, então darei-te olhos divinos para enxergar", ele aceita. Deus não é misterioso. Não é como se ele temesse que tu roubasse a fórmula e tu te tornasse Deus, como uma Coca-Cola, Deus não é Coca-Cola, Deus não se importa se tu aprendes. Ele é como o pai, se perguntas ao teu pai qualquer coisa ele deve te ensinar, ele explica o quanto quiseres aprender.

Porque Deus seria misterioso se ele pode explicar qualquer coisa? Então pergunte, em serviço, com a atitude certa, e as respostas virão. Pois Deus não é misterioso. Há mistério só ao ignorante. Todos somos capazes de entender, só precisamos fazer a pergunta certa. Agora se fazes a pergunta do tipo "posso namorar a Angelina Jolie?" de nada serve.

Quem é Deus?

Aquele que possui todas qualidades. Todos temos qualidades complementares, aquele que possui todas é Deus, todas aparições, todas manifestações.

Há livros como Bhagavad Gita, onde Bag é deus, Gita é filho de deus, este livro explica que precisas entender as tres partes de Deus, Brahma, paramatma e baghavad, Deus tem tudo, impessoal, todas matérias e energias, ele é localizado em cada coração de cada entidade viva. Como melhor amigo, ele guia o caminho de cada entidade. E ele é uma pessoa. Se ele não tem corpo material, não confunda que ele não é pessoa. Temos um corpo limitado, não é este corpo. Krishna não tem corpo matéria, ele é super humano, não são é normal. Vês as atividades de Krishna. Quando o ocidental veio chamou de mitologia pois não pode entender a simples complexidade disto. Mas se é capaz de ler, entendes. Se lês tua Bíblia, Deus é todo poderoso. Se aceitar que Deus é poderoso, aceitas que pode fazer tudo.

Vamos supor um mundo que só exista preto, azul e amarelo. As pessoas que nascem naquele mundo só saberão, aprendem e desenvolvem a capacidade de enxergar preto, azul e amarelo.

Mas eis que certo dia alguém descobre em um cantinho uma cor nova, é o verde. Então ela corre e mostra para um amigo, que mostra para outro, de repente boa parte do mundo sabe da existência do verde, alguns ainda não viram, alguns tentaram ver mas não conseguiram, outros efetivamente viram. As crianças que passaram a nascer depois daquele dia então eram ensinadas que existe o preto, azul, amarelo e também o verde, que talvez seja raro de ver mas existe. Com o tempo essas crianças vão crescendo e popularizando cada vez mais a existência do verde, e então há um universo de adultos que conhecem e viram o verde, ou que acreditam no verde, agora a maioria conhece de fato o verde, já entenderam o verde sabem que ele exist: o verde.

Se passaram trinta, quarenta anos, e surge um ser lá no meio do deserto gritando sozinho, pois ele descobriu, além do preto, azul, amarelo e verde, uma cor diferente, nova, completamente inusitada, ele descobriu o laranja. Bum, milhões de pessoas ouviram do laranja, milhões nunca viram, outras milhares ouviram e não fazem ideia de como é. Aí desenvolve-se por décadas a cultura até que os filhos daquele que descobriu estão já velhos e moribundos, mas eles falam com qualquer pessoa sobre o laranja e todo mundo sabe o que é, como é, para que serve.

Assim é a cultura, assim é o desenvolvimento, assim é a evolução. Não espere entendimento pleno dos problemas atuais daqueles que nasceram para entender os problemas antigos. Faça o seu trabalho, desenvolva o seu entendimento, desenvolva suas soluções e entenda o mundo como é agora, pois só cabe a ti!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Considerando a Hipótese de Descartabilidade Masculina"

escrito por  Maria Kouloglou Em sua análise “Mulheres e Genocídio em Ruanda”, o ex-político ruandês Aloysia Inyumba declarou que “o genocídio em Ruanda é uma tragédia de longo alcance que tem afetado particularmente as mulheres.  Elas agora compreendem 70% da população, já que o genocídio exterminou principalmente a população masculina ”. Em um  discurso de  1998  proferido antes de uma conferência sobre violência doméstica em El Salvador, a ex-senadora e secretária de Estado Hillary Clinton disse que “as mulheres sempre foram as principais vítimas da guerra.  As mulheres perdem seus maridos, seus pais e seus filhos em combate ”. Estas declarações são ilustrativas de uma tendência mais ampla de “descartabilidade masculina”. O que é a descartabilidade masculina? A “descartabilidade masculina” descreve a tendência de se preocupar menos com a segurança e o bem-estar dos homens do que das mulheres.  Esta noite parece surpreendente, dada...

A (in)segurança do TSE e a ligação das urnas SMARTMATIC e DIEBOLD .

As urnas da Smartmatic-Engetec não foram empregadas nas eleições das últimas décadas, esse é um engano popularizado na internet. Ao que consta no Diário Oficial da União do dia 23 do 12 de 2015, a PROCOMP-DIEBOLD foi ganhadora do processo licitatório , firmando contrato de 351 milhões de reais com o Estado Brasileiro através do TSE para o fornecimento de 150 mil urnas eletrônicas a serem construídas, incluindo aí o desenvolvimento do hardware e do software. Essa licitação foi feita enquanto a Lava Jato tomava impulso, no ano de 2015, e assinada pela então Diretora Geral do TSE Leda Marlene Bandeira, sob a então recente presidência do órgão por Dias Toffoli, visto aqui desviando do apontamento da entrevistadora Joice Hasselmann da utilização da empresa da Venezuelana , e aqui afirmando não ter dúvidas de que o sistema do TSE é mais seguro que as defesas da NASA e do Pentágono . Leda Marlene Bandeira, a então diretora do TSE, foi chefe de gabinete e secretária-geral do STF durante a pr...

Tradução: Robert Sapolsky, de Stanford, sobre a depressão nos EUA (palestra completa)

O professor de Stanford, Robert Sapolsky,  mergulha no aspecto biológico e psicológico da "doença mais prejudicial".  Abaixo está a transcrição completa. Vídeo do youtube: Robert Sapolsky - Neuroendocrinologista OK.  Existem todos os tipos de doenças interessantes e muitas delas são bastante exóticas.  Você tem  síndrome do homem elefante .  E você tem  Progeria  , que é uma doença onde você basicamente morre de velhice quando tem cerca de 10 anos de idade.  E então você tem canibais comendo cérebros e recebendo  doenças por  prions  .  E esses são muito empolgantes e são ótimos, e ótimos artigos sobre doenças e coisas assim. Oh não, ok, venha para a frente.  Há muito espaço aqui em cima.  Eu vejo mais alguns lugares aqui. Portanto, existem todos esses tipos de grandes feitos para doenças de filmes de TV lá fora.  Mas quando você quer chegar à carne básica e às batatas da miséria médica humana, n...